Os ataques a navios que acessam o Canal de Suez estão tendo um impacto significativo no custo de frete marítimo, o que deve levar a uma alta nos preços de equipamentos de energia solar.
O Canal de Suez é uma das rotas marítimas mais importantes do mundo, pois liga a Europa, Ásia e América. Através do canal, os navios podem encurtar trajetos evitando o contorno da África pelo Cabo da Boa Esperança.
Esses ataques do grupo de rebeldes houthis, do Iêmen, a navios que usam o Canal de Suez como rota, se tornaram mais frequentes e provocaram uma redução de 90% no tráfego marítimo na região em Janeiro de 2024.
Esse cenário está levando a uma maior incerteza e a um aumento no custo de seguro marítimo. Além disso, os custos adicionais por percorrer uma rota mais longa, têm impacto significativo na formação dos preços dos fretes. Isso está fazendo com que as empresas de transporte marítimo aumentem as tarifas e repassem os custos para os consumidores.
Além do aumento da demanda por equipamentos de energia solar no último trimestre de 2023, esse é mais um fator que deve influenciar nos preços dos equipamentos de energia solar para as próximas semanas no Brasil.
Daniel Reichembach
Fundador e CEO Da Suns Brasil