As 10 concessionárias com a tarifa de energia mais cara do Brasil e algumas curiosidades:
1- Listamos somente as principais concessionárias excluindo concessionárias de pouca representatividade.
2- A tarifa total é composta por duas partes: A tarifa de energia, que é o valor cobrado pela energia consumida; A tarifa de distribuição, que é o valor cobrado pela distribuição da energia até a residência do consumidor.
3- Para se chegar à tarifa final das contas de energia, ainda devem ser calculados os impostos sobre os preços das tarifas da lista.
4- O estado do Rio de Janeiro é o único estado da região Sudeste que está na lista das tarifas mais caras, e aparece com duas concessionárias.
5- A região Sul não tem nenhuma concessionária na lista das mais caras.
6- Há uma tendência de termos tarifas mais caras em estados com menor densidade populacional e maiores áreas territoriais.
7- Da lista das 10 concessionárias mais caras, 3 estão no Nordeste, 3 no Norte, 2 no Centro-Oeste e 2 no Sudeste do Brasil.
8- Instalar energia solar tende a ser mais vantajoso em estados com tarifas de energia mais caras pois diminui o payback do investimento
9 – A maioria dos estados com concessionárias na lista de tarifas mais caras também possuem excelente irradiação solar deixando ainda mais vantajoso o investimento em energia solares nestas regiões.
Daniel Reichembach
Fundador e CEO Da Suns Brasil